Motivação e Fidelidade
1-Motivação:
É certo que motivação e fidelidade são duas coisas muito importantes que precisamos ter e manter em nossa vida e caminhada cristã.
Quando estamos fazendo algo na obra de Deus e/ou esperando a manifestação de algo da parte de Deus, é necessário haver esforço para que permaneçamos motivados e fiéis em todo o tempo. Isso é indispensável para que não enfraqueçamos.
Em Neemias 3, vemos a distribuição do trabalho para a reedificação dos muros de Jerusalém e é interessante observar que, no capítulo 4, está dito, de forma muito clara, que “o povo tinha ânimo para trabalhar”.
Veja que havia muita gente envolvida e as tarefas haviam sido distribuídas, mas o segredo do trabalho ter sido realizado com êxito não foi a quantidade de pessoas ou porque cada uma delas gostasse do que lhes havia sido dado para fazer. O segredo era a motivação, o ânimo que eles tinham para trabalhar. Não há dúvidas quanto a isso.
E, olhando para essa situação em que o povo estava, mesmo sofrendo oposições à reconstrução, vemos que havia tanta motivação que as famílias se juntaram com espadas, lanças e arcos e se posicionaram estrategicamente contra os inimigos. É notório o quanto eles mostraram firmeza, motivação e fidelidade ao que Neemias como líder havia proposto para ser feito.
Motivação para não desistirmos em meio a qualquer situação que venha contra nós ou ao que estamos realizando e fidelidade ao Senhor, não abrindo mão e desistindo do que Ele já tem nos prometido e garantido, são essenciais.
A Bíblia ainda nos mostra outras pessoas que, embora vivendo as mais difíceis situações, mantiveram-se firmes e fiéis ao Senhor. Daniel e José, por exemplo, são dignos de serem lembrados. Ambos tiveram de lidar com pressões que vieram para abalar a confiança e fidelidade deles ao seu Deus, mas estavam motivados para seguir adiante e guardar o coração em plena fidelidade. E o nosso maior referencial JESUS CRISTO que suportou tudo em obediência a palavra.
Nós podemos fazer o mesmo. Esteja certo disso! Ainda que estejamos cercados de situações desanimadoras, podemos fazer as escolhas certas todos os dias, diante de cada uma delas sairmos da mesma forma que entramos, como mais que vencedores. Aleluiaaaa
2 - Fidelidade:
(A) E deu-lhes ordem, dizendo: Assim andai no temor do Senhor, com fidelidade e com coração inteiro. (2crônicas 19:9)
(b) Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo (2timóteo 2:13)
(c) Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1corintios 15:58)
Em Jeremias 5.3 diz: “O que o SENHOR quer é fidelidade.” Que possamos servir ao Senhor com fidelidade e amor, que venhamos a nos doar por completo a Ele, que por amor de nós, entregou o seu filho, Jesus, para perdão de nossos pecados. Não há dinheiro que pague isso, só podemos retribuir ao Senhor com nosso amor e com nossa fidelidade. Nada mais.
A fidelidade está muito ligada à perseverança e a perseverança à paciência. Santo Agostinho disse certa vez: ´Os que perseveram em vossas companhias sejam vossos modelos. E os que vão ficando pelas calçadas, aumentem vossa vigilância
Tempo de Qualidade
Amamos a Deus? Que tempo temos dado a Ele? E como estamos aproveitando esse tempo?
Sabe já me peguei pensando e já ouvi pessoas falando: “queria ter mais tempo para me relacionar com Deus”.
A verdade é que sempre temos tempo para aquilo que consideramos importante. Não estou falando que não temos dado tempo suficiente a Deus. Na maioria das vezes, vamos a igreja em todos os cultos que podemos, participamos de todas as campanhas e eventos, trabalhamos em departamentos, estamos envolvidos com a obra.
Sempre achamos tempo para essas coisas, e tudo isso é muito bom. Mas como tem sido o tempo reservado para nos relacionarmos com Deus? Aquele tempo onde se conhece e se deixa conhecer, o tempo de rir junto, chorar, sonhar, de se vê realizando sonhos, de amar e ser amado, como tem sido esse tempo? Até temos tempo, mas não o aproveitamos com qualidade. Tem sempre algo para nos distrair, seja trabalho doméstico ou secular, estudos, amizades, televisão, algum evento, aniversário ou casamento de alguém importante, a reunião, a conta a pagar, enfim, coisas lícitas, mas que nos levam a ter um relacionamento de pouca qualidade, porque estamos ali em palavras, mas o nosso coração e a nossa mente estão longe.

0 comentários:
Postar um comentário